
Apresentação
Considerando o seu perfil, de caráter público, o Instituto Criar acredita ser fundamental que todos os recursos sejam sempre empregados em projetos e ações que visem contribuir, de forma positiva, para o desenvolvimento da sociedade. Desta forma, todas as abordagens devem ter garantida a relevância social dos seus conteúdos e respeitar, nas relações estabelecidas, no processo de realização e no produto final, os princípios de ética, cidadania, direitos humanos e meio ambiente, esperando-se ainda ver nelas refletidos os valores da criatividade, solidariedade e responsabilidade.
Para que isto aconteça, anualmente o Instituto Criar promove uma campanha social, que consiste na escolha, por parte dos educandos, de um tema para os vídeos a serem produzidos durante os exercícios coletivos e na execução de projetos sociais que usem estes vídeos como instrumento de transformação social.
Campanha 2010 / 2011
O tema central desenvolvido com a turma VII e trabalhado durante a Campanha Luz, Câmera e Ação Social! foi educação. Os 8 (oito) produtos audiovisuais e as ações sociais tiveram essa temática.
O tema educação, após assembléia geral, com todos os alunos do Instituto Criar, foi subdividido em 4 (quatro) sub temas que são: A falta de projetos de inclusão de deficientes auditivos na rede escolar; Bullying nas escolas; A desvalorização da arte na formação dos jovens; e Alienação: A falta de consciência critica na formação dos jovens. Após essa divisão do tema central, os jovens realizaram a elaboração dos projetos. Tivemos a apresentação de 28 (vinte e oito) projetos.
Após a entrega dos projetos realizamos um pitching com os grupos e uma comissão técnica formada pelo Superintendente, Gerente de Projetos, Coordenador de Ação Social e 2 (dois) educadores das oficinas técnicas do Instituto Criar. Essa comissão realizou a escolha de 4 produtos e suas respectivas ações sociais.
Os produtos escolhidos e os formatos dos vídeos foram:
· Documentário – Tente Escutar (A falta de projetos de inclusão de deficiente auditivo na rede escolar);
· Stop Motion – 597 (Bulling nas escolas);
· Ficção – Veja – se na arte (A valorização da arte na formação dos jovens);
· Vídeo Interativo – Incontroláveis (Alienação: A falta de consciência critica na formação dos jovens).
Ações Sociais – Disseminação
As ações sociais ocorreram durante o mês de junho, em 6 (seis) organizações e 4 (quatro) escolas da cidade de São Paulo e impactaram diretamente 550 (quinhentas e cinqüenta) pessoas. De forma indireta, atingimos mais de 1.000 (hum mil) pessoas.
Abaixo segue as ações realizadas:
Tente Escutar
O documentário Tente Escutar, que aborda a realidade da inserção de pessoas com deficiência auditiva nas escolas brasileiras, gerou um importante debate sobre o tema, levando até as lágrimas educadores das instituições visitadas, devido a fiel retratação do problema que enfrentam todos os dias. O Projeto foi exibido e debatido na Instituição Anna Stulivan, na E.E. Charles D’Gaule, na EMEE Helen Keller e no Colégio Rio Branco.
40 jovens realizaram as ações sociais;
4 escolas visitadas;
10 apresentações e debates; e
150 pessoas participaram da exibição do documentário e do debate promovido pelos jovens do Instituto Criar.
___________________________________________________________________
Incontroláveis
Curta metragem interativo, trouxe à tona o debate sobre a alienação dos jovens após a exibição no projeto Arrastão
30 jovens realizaram a ação social
1 organização visitada
6 apresentações e debate
90 jovens participaram da exibição e debate
___________________________________________________________________
597 – Bullying
A exibição e ação social da animação 597, que trata sobre a problemática do bullying dentro das escolas do País, ocorreram no Centro da Criança e do Adolescente (CCA) do Jardim Irapiranga e do Jardim das Rosas, extremo sul da zona sul da cidade de São Paulo. Além de promover bate papo depois do filme, o grupo responsável pelo projeto comandou uma oficina de confecção de bonecos em massinha de modelar para as crianças das instituições.
30 jovens realizaram as ações sociais;
2 organizações visitadas;
4 apresentações e oficinas de confecção de bonecos; e
80 crianças participaram da exibição e da oficina de confecção de bonecos
Abaixo segue depoimento das organizações visitadas
Enviada em: quinta-feira, 16 de junho de 2011 13:16
Para: Projeto Ação Social;
Assunto: AGRADECIMENTO
Boa Tarde Marly, (Johnny e Vinícius nos leem em copia)
Gostaria de reinterar meus agradecimentos em relação a indicação do projeto Instituto Criar. A proposta foi realizada ontem (15/06) com a visita de 12 adolescentes bem preparados para realizar tão apresentação do vídeo 597 sobre Bulliyng, a dinâmica foi muito bem aproveitada por todos e o envolvimento foi muito mais que projeto versos projeto, houve sensibilidade e envolvimento de ambos os lados o que promoveu um vinculo grandioso.
Me atrevo a dizer que o vinculo esta firmado e um futuro de parceria nos aguarda.
Um abraço
Cibele Oliveira / CCA JI
Instituto Social Santa Lucia
-------------------------------------------------------------------------------
Bom dia
Gostaria de mais uma vez agradecer a participação do Instituto CRIAR nas atividades socioeducativas do CCA Jardim das Rosas, os usuários interagiram muito bem as propostas, e a dinâmica utilizada pelo jovens do Instituto foi fundamental para aceitação e participação.
Obrigada
CCA Jardim das Rosas e
Silvana G. Moraes
Gerente de Serviço
5824-4483
___________________________________________________________________
Veja-se na Arte
O curta metragem de ficção Veja-se na Arte fomentou uma importante discussão sobre a influência da arte no processo de formação dos jovens. O curta foi exibido e debatido na ONG Jamac.
20 jovens realizam a ação social
1 organização visitada
1 apresentação e debate
30 pessoas participaram da exibição e debate do curta metragem
___________________________________________________________________
Evento Conexão Criar
Para fechar a ação social com chave de ouro, a turma VII promoveu o Conexão Criar, evento que reuniu a exibição de todos os produtos audiovisuais no Estúdio Escola, pontuada por performances de grafiteiros e de bandas. Após a exibição de cada vídeo os jovens contavam como foi as ações sociais realizadas. O evento contou com a participação de 200 pessoas. Estavam presentes no evento, alunos, veteranos, amigos, familiares, parceiros e Aliados Sociais.
___________________________________________________________________
Outras Ações
Além da Campanha Social, os jovens realizaram outras ações sociais. Abaixo segue as demais ações realizadas pelos jovens do Instituto Criar.
Cine Transformação
Projeto desenvolvido por 6 jovens, que realizaram uma formação sobre audiovisual com jovens e educadores da organização social Instituto Rukha. Foram realizados 4 encontros, no qual, o objetivo principal era mostrar para os jovens que o audiovisual é uma grande ferramenta de transformação social.
6 jovens realizaram a formação;
1 organização beneficiada;
4 encontros, totalizando 12 horas; e
10 jovens e 3 educadores participaram da formação.
Sensibilizando Olhares
Projeto desenvolvido por 5 jovens, que realizaram uma formação em fotografia com grupos de geração de renda na Brasilândia, que são apoiados pela Fundação Stickel. A ideia do curso é que os grupos aprendam um pouco do olhar e das técnicas da fotografia e, ainda, possam divulgar imagens de seus produtos e serviços.
5 jovens realizaram a formação;
1 organização beneficiada;
2 encontros, totalizando 6 horas; e
12 mulheres participaram da formação.
A Fundação Stickel, agradeceu publicamente no site a realização da formação. (http://www.fundacaostickel.com.br/eventos/evento/?cd=129&evento=Brasilianas+e+Doces+Talentos+aprendem+com+alunos+do+Instituto+Criar).
Uma experiência inesquecível!!!!!
ResponderExcluir